sábado, 28 de maio de 2011

Passado, presente e futuro de Bob Dylan

“O que é lento, logo ficará muito rápido. Como o presente, que mais tarde será passado”. Esta frase é de Bob Dylan (foto), então um jovem roqueiro, que neste mês de maio completou 70 anos de idade. Aquele momento de um dos maiores mitos da música mundial já é passado, mas estará sempre presente em nossas mentes e corações pela beleza de suas canções e o estilo marcante de cantar.
Bob Dylan, os Beatles, Rolling Stones, Jimmy Hendrix, Janis Joplin, e tantos outros, fizeram nossas cabeças no final dos anos 60 e início dos 70. Embora tenha começado sua carreira em uma banda de rock e tenha influenciado roqueiros dos Estados Unidos e da Inglaterra, Dylan mergulhou fundo no folk music, influenciado pelo lendário cantor Woody Guthrie.
Blowin’ in the Wind, canção marcante dessa fase, ficou mais bela ainda na interpretação de Peter Paul and Mary. A canção é uma crítica ao status quo social e político do início dos anos 60. A Hard’s Rain a Gonna Fall fez sucesso durante a crise dos mísseis nucleares de Cuba, mas continua atual depois de tantas tragédias atômicas, especialmente a vivida atualmente pelo povo japonês.
Mr. Tambourine Man (postada, abaixo), Like a Roling Stones e Just Like a Woman são de outra fase de Bob Dylan, romântico e introspectivo, mas igualmente belas. Dylan foi admirado pelos Beatles, especialmente por George Harrison e John Lennon.
Neste final de sábado, ouvir uma canção de Bob Dylan é saudável e ajuda a comemorar seus 70 anos de vida. Dylan faz parte do nosso passado, presente e do futuro de tanta gerações.



2 comentários:

  1. No final dos anos 60, minha turma, em Uruaçu, só ouvia Roberto Carlos, Jerry Adriani, Ronnie Von, Giani Morandi, Cristophe e, no máximo, José Feliciano. Anos depois é que tomei conhecimento de Dylan, o poeta da folk music. "Blowin in the wind" é um hino, uma interrogação sobre a insensatez humana...Viva Dylan!

    ResponderExcluir
  2. O John Lennon, na verdade, admirava tanto o Dylan que compunha canções para competir com ele. Há uma série de músicas desse tipo feitas pelo Lennon, até praticamente o fim da sua vida. Abs.

    ResponderExcluir