domingo, 31 de julho de 2011

A humildade é uma virtude que pode ser construída

A humildade é uma das grandes virtudes do ser humano. É uma qualidade que pode ser alcançada, buscada e até mesmo melhorada com o passar dos anos, a experiência de vida e os exemplos que nos vão sendo dados no decorrer dos tempos. Os críticos da humildade, muita vezes, a confundem com submissão. Ser humilde não é ser subserviente ou algo que o valha.
Falei aqui sobre o dom da caridade (para ler, clique aqui), mas acredito que a humildade a precede. Dificilmente se consegue ser verdadeiramente caridoso – no sentido de fazer o bem pelo bem – sem que haja humildade. Esta é como se fosse a porta de entrada das virtudes.
A naturalidade também é uma das belas virtudes do ser humano. Mas, é um dom até certo ponto vago, um tanto indefinido. O escritor e pensador católico Alceu de Amoroso Lima (foto), também conhecido por Tristão de Ataíde, disse certa vez que a naturalidade é como um grupo de criança brincando à porta da igreja. Por motivos óbvios, ela exige despreocupação. Quando procuramos ser natural, já não o somos.
A humildade das pessoas, religiosas ou não, que viveram suas vidas exclusivamente para fazer o bem, sem importar a quem, é uma dádiva a ser admirada e seguida por todos. Quando antes da humildade vem a naturalidade, então a virtude toma ares de grandeza.
Na verdade, todos nós sabemos que é preciso ser humilde para conquistarmos uma vida harmoniosa. A dificuldade é saber se estamos sendo humildes como deveríamos. O filósofo grego Sócrates já dizia que “a humildade é o primeiro degrau para a sabedoria”.
O pensador Tristão de Ataíde, citado acima, definiu a humildade como “uma moldura, dentro da qual colocamos a nossa pintura interior e exterior”. Ou seja, é uma vocação do espírito – podemos adquiri-la, moldá-la e até torná-la melhor.
Do outro lado da moeda está a falsa humildade, que é uma espécie de orgulho desprezível. As pessoas utilizam desse subterfúgio como arma para obter vantagens e outras conquistas comezinhas. É como acontece quando se faz o bem com a esperança de obter algo em troca. Isso não é caridade.
Ser humilde não é necessariamente ter o dom da humildade. Levar uma vida humilde é sinônimo de vida simples, desprovida de ornamentos e ostentações. Não necessariamente ali existe o dom da humildade. É a gente humilde dos versos de Chico Buarque e Vinícius de Moraes para a música de Garoto, que Maria Bethânia canta maravilhosamente nesse vídeo abaixo. Neste caso, dá vontade de chorar. Quando há humildade, sentimos contentamento.


Um comentário:

  1. Fiquei muito orgulhosa de você, meu irmão, colocar esse tema "A humildade ", sempre quis falar sobre isso, mas nunca arrisquei. É uma qualidade sublime,muitos já são humildes natos (como mamãe,tio Batista) e muitos outros.Humildade/naturalidade, andam juntas,percepção sábia.Vamos baixar a bola e aprender sermos humildes, isso trás paz e harmonia.Parabéns pelo tema no seu blog e pelo comentário excelente !

    ResponderExcluir