sábado, 30 de julho de 2011

A riqueza musical da Jamaica antes de Bob Marley

Grupo jamaicano Jolly Boys toca desde os tempos do Rocksteady, nos anos 50
A riqueza musical da Jamaica é bem anterior ao reggae de Jimmy Cliff e Bob Marley, que fizeram sucesso mundo afora. Começa com o Mento, que sofreu forte influência da música européia, trazida pelos colonizadores, e do ritmo negro, vindo da África com os escravos. Isso antes mesmo da virada do século XIX para o XX. Mas, os primeiros discos de vinil só começaram a ser gravados no início dos anos 50 do século passado, por iniciativa dos sounds systems.
Esses grupos – na realidade, DJs com carros de som (foto ao lado) – embalavam as festas da população pobre, que não podia contratar bandas e não tinha toca-discos. Primeiro, tocando compactos gravados por artistas estrangeiros, principalmente dos Estados Unidos. Depois, começaram a gravar artistas locais, o que estimulou ainda mais a criatividades do povo jamaicano.
Entre os instrumentos básicos do Mento estavam o violão, o banjo, os bongos e a marímbula. Havia semelhança entre ele e o Calypso de Trinidad e Tobago. O sucessor do Mento foi o Ska, que era fortemente influenciado pelo blues e pelo jazz americanos, com  presença marcante nos arranjos do trompete e do sax, com acompanhamento de bateria e contrabaixo.
Os músicos ganhavam pouco dinheiro nessa época, o que os levou a buscarem novos caminhos, com a introdução da guitarra e a valorização do contrabaixo nos arranjos. Surgia o Rocksteady, com forte influência do Rthythm and Blues – um estilo de música popular negra, marcada por fortes ritmos e melodias.
O grupo Jolly Boys, que ainda faz sucesso, surgiu nos anos 50, tocando o Mento. Atravessou o tempo e até hoje grava músicas de artistas e conjuntos como Amy Winehouse, Steely Dan, Rolling Stones, New Order, Doors, Iggy Pop, entre tantos outros, sempre adaptando as canções para o estilo jamaicano. Abaixo, um vídeo em que o conjunto canta Rehab, de Amy Winehouse, que nos deixou tão precocemente (para ler sobre ela, clique aqui).
Alton Ellis (foto), que reproduzo abaixo, no primeiro vídeo, foi um dos precursores do Rocksteady. Dono de uma bela voz, ele cantou até outubro de 2008, quando morreu aos 70 anos.
A música jamaicana é um dos expoentes da riqueza cultural do Caribe. A mistura de influências européias e africanas propiciou uma profusão de melodias, ritmos e letras no Caribe, Estados Unidos e Brasil.
No ano de 1962, a Jamaica conquistou sua independência. Mas os problemas sociais continuaram e a conscientização política aumentou, principalmente entre os jovens. Do Rocksteady para o Reggae de Bob Marley foi um pulo. Mas aí já é tema para outra conversa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário