domingo, 28 de agosto de 2011

Mais uma tragédia abala o Rio de Janeiro

 
O acidente com o bondinho de Santa Teresa, que matou sete pessoas e feriu 57, é mais uma tragédia do belo e encantador Rio de Janeiro (para ler sobre a anterior, clique aqui). Além das sete pessoas que morreram, alguns dos feridos estão em estado grave, aumentando o sofrimento de dezenas de famílias que acompanham ansiosas o noticiário. O bondinho é uma referência da cultura carioca, por toda a beleza bucólica do passeio e as inúmeras atividades artísticas e culturais que cercam o bairro.
Tivemos a oportunidade de fazer esse passeio por várias vezes e já o recomendamos a vários amigos. O bondinho sai da estação do Largo da Carioca, passa por cima dos Arcos da Lapa e segue pelas ruas sinuosas de Santa Teresa, propiciando-nos uma viagem pelo tempo ao Rio de antigamente.
Lá estão a Igreja e o Convento de Santa Teresa, pertencentes à Ordem das Carmelitas Descalças, abrigando religiosas que vivem isoladas e têm pouco contato com o mundo exterior. A Rua Almirante Alexandrino é a mais antiga do bairro e nos propicia uma visita à Casa Navio, de arrojado valor arquitetônico, e uma vista surpreendente do Castelo de Valentim.
No centro, ou no coração do bairro, está a vida boêmia, com barzinhos e restaurantes tradicionais, como o Bar do Arnaudo, o Bar Mineiro e a Adega do Pimenta. Nunca tivemos a oportunidade de viver o agito da noite por lá, mas, dizem, é muito interessante, com artistas, intelectuais e muita gente bonita andando pelas ruas, ao som de muita música popular brasileira.
O turismo cultural é recheado por oportunidades de visita a locais como o Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, o Museu Casa de Benjamim Constant e o Museu Chácara do Céu, com seu acervo maravilhoso de obras de artes modernas – destaque para Portinari, Di Cavalcanti, Guinard, Picasso, Matisse e Salvador Dalí, além das pinturas, gravuras e aquarelas de viajantes do século 19, como Debret e Tunay.
As autoridades do Rio, e também o Governo Federal, devem dar todo apoio às famílias envolvidas nessa tragédia, mas também precisam recuperar o bondinho e fazê-lo voltar a circular, com segurança e conforto, dentro das normas técnicas e com a lotação adequada.
O Rio, o Brasil e o mundo não podem perder essa beleza turística e cultural, que é o passeio por Santa Teresa no bondinho. Uma tradição que vem do século passado, quando começaram a circular, movidos por tração animal e depois a energia elétrica. Quem nunca teve a oportunidade de fazer esse passeio, pode ter uma pequena ideia da sua beleza pelo vídeo abaixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário