terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Carnaval dos Amigos continua a repercutir aqui no blog

Nosso amigo Renato Pinto, um dos idealizadores e um dos organizadores do Carnaval dos Amigos, em Goiânia, preparou o texto abaixo para ser divulgado no dia da nossa bela festa, que aconteceu no último sábado. Mas, acredito, o excesso de concentração – Renato é um folião compenetrado, responsável – deve ter atrapalhado um pouco os planos do colega. Mas o texto é muito interessante, traduz a voz de quem fala com o coração, de alto astral, alma elevada, muito ritmo e samba no pé.
Renato, assim como o Rener Bilac e a nossa saudosa Vânia Daura, está lá na marcha-enredo do Bloco dos Amigos, que “tem Vânia, Renato e Rener,/ Que não é trio sertanejo,/ Hoje é Carnaval meu amigo:/ O resto depois eu digo”.
É isso Renato, parabéns a todos que de alguma forma têm um pouquinho de si na construção desse evento, que entrou para o calendário cultural de Goiânia. Vamos em frente que, em 2013, tem mais. E faltam só 358 dias.

Dez anos de muita adrenalina e alegria
Por Renato Pinto, Procurador da Fazenda Pública

Dez anos de Carnaval dos Amigos são milhares de adrenalinas vibrantes, que fazem da nossa festa de momo um troféu ao bom-gosto.
Fevereiro é o mês em que brilha o que há de bom: o samba, a marchinha, o frevo e o riso se espalhando nas ruas e praças e salões.
É gente disposta a criar e recriar enredos, fantasias extrovertidas, a retirar o suor intenso da energia imensa, embaralhada em confetes e serpentinas replicadas no meio de nós.
A cara deste 2012 é de aniversário dessa grata invenção e, por isso, o Carnaval dos Amigos vem de salão, ao encontro da calça curta que usávamos, das matinês que não perdíamos, das belas lembranças que nos trouxeram de volta os prazeres que tínhamos.
Essa história de carnaval é boa demais pra não ser repetida em todos os sons possíveis.
Mesmo dando o trabalho que dá, é de arrepiar o resultado final. Tanto que replicamos a festa noutros blocos, que se harmonizam demasiadamente bem com o círculo de nossos propósitos.
A multiplicação do grupo veio para o bem da festa, que posava de tímida e, agora, tem a redenção do brilho, a altivez da voz, a estética verde-amarela pulsante no salão.
O Carnaval dos Amigos é nosso! E pronto!
“Nosso” quer dizer de todos os foliões do bem que compõem, com elegância indisfarçável, os quatro cantos do salão, a ladeira abaixo da avenida encharcada de bambas e o espelho d’água que nos espera cheio de vida na concentração do lago (aliás, viva Mário Lago, que nos empresta sua Aurora em grande estilo).
Fica ainda mais bonita a festa quando tem banda que toca. Por isso, tem banda que atraca no meio de nós lá pelas tantas, repercute as canções que queremos, acelera as emoções que se imprimem e, atrás da jardineira, a gente circula como criança levada, puxando o cordão.
Agita ainda mais a festa quando tem chope. E é lógico que tem à ufa!
Têm gargalhadas impagáveis e mais de mil palhaços no salão, secando a serpentina do barril e tentando se acertar com as letras e os ritmos da colombina, que domina a cena musical.
Nesse dia sublime, fica a certeza de que essa ferveção vale cada minuto pensado, realizado e dividido com as pessoas presentes.
Portanto, quando essa gente se encontra para brincar de Carnaval dos Amigos, nossa cidade ganha medalha de ouro, porque é riqueza da cultura genuína que se mostra estampada no peito. É o Brasil mais legítimo ao alcance de nossas mãos. É a alegria mais fraterna que repousa em nossos corações.
Feliz aniversário!
Um brinde ao Carnaval dos Amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário