quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Próxima parada: Carnaval nas ilhas de Cabo Verde

No Carnaval de Mindelo, os blocos saem às ruas bem à brasileira
Descobri mais um lugar para aportamos a nau dos foliões carnavalescos do Bloco dos Amigos, que neste sábado sai às ruas de Goiânia puxando mais um já tradicional Carnaval dos Amigos. No Cabo Verde, terra de Cesaria Évora, que nos deixou há pouco tempo, tem três ilhas – São Vicente, Santiago e São Nicolau (tudo santo, que nem nós!) – onde se brinca o Carnaval bem à moda brasileira.
São Vicente é a mais consagrada e a que tem o maior grau de brasilidade, com seu Carnaval de Mindelo. Vários grupos saem às ruas, disputando prêmios e contando histórias do meio ambiente, da luta contra o racismo e outros temas da cultura cabo-verdiana. Até as crianças participam dos desfiles e ainda ajudam a confeccionar suas próprias fantasias.
Nas ilhas de Cabo Verde, na terça-feira de Carnaval é decretado ponto facultativo no período da tarde, exceto em São Vicente onde essa benesse é estendida para o dia inteiro. Na quarta-feira, cansados de tanta folia, os nativos enforcam o período da manhã. Expediente só depois de meio-dia – brasileiríssimos!
Na Ilha de São Nicolau, o Carnaval é mais simples, valorizando principalmente a apresentação de carros alegóricos, com temas ambientais e utilização de materiais recicláveis na construção dos veículos. Essas apresentações todos os anos costumam não começar no horário marcado, fenômeno esse que eles atribuem a “atrasos de última hora”, bem à brasileira com sotaque lusitano.
Na cidade de Praia, capital da Ilha de Santiago, são tradicionais os desfiles de escolas e apresentações de grupos carnavalescos. Os temas geralmente dizem respeito a história da África e das ilhas de Cabo Verde. Um grupo bem tradicional é o “Vindos d’África”, que já ganhou 17 vezes o título de campeão do carnaval. Este ano, ele vem com o tema O Mundo é Uma Fantasia – bom demais, não?
O mês de fevereiro, com já disse aqui, é um período de muita responsabilidade – agenda cheia. O ideal, mesmo, é ter um avião pra cumprir todas essas obrigações. Por exemplo, se tivéssemos um jatinho, teríamos participado do Concentra Mas Não Sai, sábado passado em Goiânia; estaríamos hoje no Recife, no Dia do Frevo; no próximo sábado, voltaríamos pra Goiânia (Carnaval dos Amigos); e na semana que vem, a partir do dia 18, dividiríamos nosso precioso tempo entre o Rio de Janeiro, Salvador, Recife e as ilhas de Cabo Verde. Que tal a ideia?
 Enquanto esse sonho não se realiza (sonhar não é pecado, nem tem custo), vamos viajar durante menos de dez minutos nesta pérola de interpretação da saudosa Cesaria Évora, cantando Carnaval de São Vicente, que lembra o Brasil, a África e os nossos patrícios lusitanos.

Carnaval de São Vicente
J'a'm conchia São Vicente
Na sê ligria na sê sabura
Ma 'm ca pud fazê ideia
S'na carnaval era mas sab
São Vicente é um brasilin
Chei di ligria chei di cor
Ness três dia di loucura
Ca ten guerra ê carnaval
Ness morabeza sen igual
Nô ten un fistinha mas sossegod
Ca bô exitá bô podê entrá
Coque e bafa ca ta faltá
Hôje é dia di carnaval
São Vicente é um brasilin
Chei di ligria chei di cor
Ness três dia di loucura
Ca ten guerra ê carnaval
Ness morabeza sen igual (x 6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário