terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Concentra Mas Não Sai antecipa o Carnaval dos Amigos



O Concentra Mais Não Sai (foto acima) botou pra quebrar no último sábado, em Goiânia, na Pracinha das Missões, como parte da sequência de eventos para esquentar o Carnaval dos Amigos. Vi as fotos e morri de inveja por não ter participado. Mas não faz mal, tudo aconteceu na mais perfeita harmonia e com a garantia de que este ano o Carnaval dos Amigos, no próximo sábado, dia 02 fevereiro, será maravilhoso.
Pra manter a pegada, não perder o ritmo e continuar esquentando os tamborins, o ZecaBlog publica abaixo o texto poético e sensível de nosso amigo Renato Pinto, um dos idealizadores e organizadores do Bloco dos Amigos – o Big Bang de toda essa festa, que é o melhor Carnaval do Centro-Oeste. Renato já escreveu neste espaço, no ano passado (para reler, clique aqui). Logo abaixo do artigo, uma música que tem tudo a vem com circo, blocos carnavalescos, palhaçadas e tudo o mais: Todo Mundo Vai ao Circo Menos Eu, de Batatinha, na voz de Maria Bethânia.
Vamos em frente, gente! E que Iemanjá este anos nos proteja!



Carnaval dos amigos da festa
Por Renato Pinto, Procurador da Fazenda Pública

Quis o bom destino que a gente compartilhasse o dia 2 de fevereiro com a rainha das águas salgadas e das ondas do mar... A alegria baiana com Iemanjá coincide, imodestamente, com o nosso Carnaval dos Amigos, onde também se trilha a celebração diante de um mar de gente feliz. Onze anos passados e o verão aquece o clima do nosso carnaval tropical de 2013.
Respeitável público!...
O Carnaval dos Amigos monta a sua lona na cidade mais uma vez e convida para o picadeiro toda a gente boa que se assanha e se embala no repique das marchinhas, nas paradinhas dos sambas-enredo, nas ousadias do frevo e em tudo mais que houver de bom.
Senhoras e senhores! Hoje tem espetáculo!...
Se tem palhaçada, não tem marmelada no nosso circo verdadeiro, que desembarca solene. Talvez tenha malabarismo para estacar a lona firme no chão dessa terra boa. Se não tem pipoca, vai ter chope pacas, que eleva a turma da espuma ao mundo da lua e da mágica, garantindo a diversão para essa tribo de foliões inebriados brincarem sob os aplausos de nós mesmos.
Quem quer fantasia, vai de palhaço mascarado e maquiado com todas as cores possíveis, ou vai de cetro e coroa na cabeça bancar de rei momo sem trono e com graça.
A banda chega à festa e a festa se enfeita ainda mais, vira jardineira, aurora, bandeira branca e pastorinhas...
 - Ó abra-alas, que a gente vai de “trenzinho” pelo salão afora, puxando a galera do apito ensurdecedor da meninada cheia de brilho, suor e encantamento nos olhos.
Onze anos se passam como frevo eletrizante, que agora puxa o cordão para dentro desse circo inventado e plantado como algodão-doce no coração dos amigos, cantando o passado e o presente, atiçando a lembrança repetida de menino curioso com a vibração melódica que vinha e vem dos mais variados salões festivos que povoam a nossa memória.
Essa turma animada é pura louvação quando se entrega no salão, empunha a bandeira do bloco e, debaixo de sol e chuva, desce as ruas enfeitadas de gente que sorri com magnetismo brilhante.
A energia que traz de volta todos os anos essa nossa gente de toda idade para brincar carnaval tem todo sentido de vir ao mundo, tornar as pessoas mais felizes com a simplicidade das coisas que vêm da criatividade dos amigos do peito. Só resta gratidão ao bom destino, porque hoje o circo é de ouro e prata.
É Carnaval dos Amigos e pronto!



Um comentário:

  1. Opa... Alô alô comunidade, olha a banda passando...!

    Zeca, realmente faltou você no "Concentra Mas Não Sai". Foi ótimo, uma prévia da grande festa que acontecerá no sábado próximo.

    Adorei o texto do Renato. E lógico que adorei tudo mais que existe nessa postagem sua... Show de bola. Ou melhor, "Show de Samba"!

    Até o carnaval...

    ResponderExcluir