sábado, 23 de dezembro de 2017

Natal é esperança de nova luz para o Ano Novo


A religiosidade é uma coisa boa nessa nossa curta passagem por esta vida. Desde que imbuída do espírito da caridade, do amor ao próximo e também do respeito por aquelas pessoas que praticam outras religiões, ou que não praticam religião nenhuma, ou não acreditam no mesmo Deus que acreditamos, ou até mesmo para com aqueles que não acreditam em nenhum Deus.
O espírito verdadeiramente cristão é aquele que professa, procura e pratica sempre o bem, sem olhar a quem. E isso não é fácil. Exige muita abnegação e humildade. Aliás, humildade é a palavra-chave nessa vida.
Final de ano traz sempre uma certa polêmica sobre qual festa é melhor, mais prazerosa: Natal ou Ano Novo? A desavença começa pelo recesso no ambiente de trabalho. Há aqueles que só tiram folga na semana natalina e os que preferem o fim de ano. A polêmica ganha contornos piores quando embalada por visões fundamentalistas, sejam elas expressas por religiosos ou pelos festeiros de carteirinha.


Estes últimos têm certeza que festa boa é o Réveillon e que as comemorações natalinas são cansativas, caretas e modorrentas. A turma do primeiro grupo só enxerga lascividade e pecado nas festas de fim de ano.
São duas comemorações bem distintas e cada uma com sua beleza própria e seu estilo marcante. Como é delicioso o momento natalino, em que as famílias, as pessoas mais próximas, reúnem-se para comemorar o nascimento de Cristo, e, por consequência enaltecer todos os bons ensinamentos que guiam uma parcela relevante da humanidade.
A Igreja Ortodoxa não comemora o nascimento de Cristo no dia 25 de dezembro, mas, no dia 7 de janeiro, pois não reconhece a reforma do calendário implantada pelo Papa Gregório, no ano de 1582, que corrigiu uma defasagem de treze dias entre a data do calendário e a data real das mudanças das estações – equinócio e solstício. Os ortodoxos continuam seguindo o calendário de Júlio Cesar, criado em 45 A.C.


Pelo mesmo motivo, só comemoram o Ano Novo no dia 14 de janeiro. Mas, na Rússia pagã, essa data estava associada ao fim do Inverno e início da Primavera, portanto, sempre comemorado no mês de março com o “renascimento da Natureza”. O Rosh Hashaná, o Ano Novo Judaico, em 2019, foi comemorado no pôr do sol de 29 de setembro até o anoitecer do dia 1º de outubro, de domingo a terça-feira, marcando o início do ano 5780. Como de costume, serve para lembrar a criação do universo por Deus, bem como a aceitação da soberania d’Ele sobre o mundo.
A decoração de Natal é extensiva às comemorações de fim de ano. Servem para saldar o Ano Novo, depois de ter encantado as pessoas na chegada do menino Jesus. Todo ano é assim, aqui em casa. A Stela mostra seu extremo bom-gosto para decoração de casa e ambientes festivos. O vídeo abaixo mostra isso, com fundo musical de Noite Feliz.
É vida que segue cheia de esperanças e sonhos de renovação.

PS - Texto e vídeo atualizados em 26/12/19.


Luz natalina
José Carlos Camapum Barroso

Rainha que floresce
Na noite de Natal
É como um açoite
De esplendor celestial.

É dádiva de Deus!
Uma nova mensagem
A pulsar nos corações:
Há vida a nos embalar,
Esperança na Terra!
Basta abrir os olhos
Para que a luz possa entrar...

Luz que é divina,
Eterna e nos ensina
Um modo novo de cantar,
Amar, viver a vida.
Rainha-da-Noite e do dia
Dai-nos hoje, e sempre,
A esperança perdida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário