segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Minha mãe está entendendo até de vinho, pode?


Minha mãe agora está entendendo também de vinho. Mandou essa foto aí, via zapzap, e com o comentário esclarecedor de que é um Malbec, argentino, de boa qualidade. O nome do vinho é La Linda. Uma felícia, digitou errado, e logo veio a correção: *delícia. Brinca com dona Iracema... essa piauiense de São Raimundo Nonato é uma joia rara do universo nordestino.
Sempre apreciou, com moderação, uma dose de cachaça “da boa”, de alambique. Toma um conhaque também, mas diz que tem de ser bem pouquinho, pois “é muito forte”. Gosta mesmo é de uma cervejinha, geladinha, com um tira-gosto feito na hora – se for uma buchada ou uma dobradinha, melhor ainda.
Agora está apreciando também um bom vinho. Pode? E ainda me dá dica sobre qualidade do produto. Comentei que o vinho era La Finca, ela me corrigiu: “não é La Linda, Malbec argentino, de qualidade”. Para que não houvesse dúvida, mandou-me uma foto da garrafa. Aprende, ignorante! Agora, toda vez que for comprar, pedir ou encomendar um vinho, vou ligar antes para dona Ira. Não quero correr o risco de errar na qualidade do produto escolhido.
Ela esclareceu, cheia de modéstia, que “foi um pedido do Lucas, meu neto, que veio passar uns dias aqui com a mãe dele Juracema, em Camboriú”. Lucas é mais um que vai sair de lá escolado, depois de pegar umas aulas com a vozinha sobre bebidas e tira-gostos. Mozart, meu irmão, e a filha dele Domitila, também neta da vozinha, passaram uns dias por lá, entre o Natal e início deste ano. Voltaram entendendo até de cerveja belga e alemã.
Thiago, meu sobrinho e neto de dona Iracema, mora em Camboriú. Contou que depois da chegada da vozinha, ele está entendo de todas as bebidas e tira-gostos. Aprendeu até que um cochilo, depois do almoço, rejuvenesce e “recupera as forças para mais tarde”. 
Bom, essa parte, eu já sabia. Também, depois de 63 anos de convivência...

7 comentários:

  1. Ela ficou tão empolgada com o vinho, que rolou fotos e comentários sobre o vinho, é claro!Gosta mesmo! E é entendida do assumto! Acaba não mundão! Como ela gosta de dizer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mana Juracema, essa nossa mãe é uma figura. Obrigado pela sua participação aqui no blog.

      Excluir
  2. Impressionante como esses nossos pais nos deixam de boca aberta (salivando). O meu pai, Seu Ortiga, no alto dos seus 80 anos está com a mania (boa) de bebericar até 2 garrafas em uma tarde/noite. Onde vamos para, Zé ? Sua mãe está corretíssima, soneca depois do almoço com Malbec é ótimo pra rejuvenescimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Tuim. Qualidade de vida é isso. Diminui o estresse e dá mais anos de vida. Obrigado pela participação.

      Excluir
  3. Impressionante como esses nossos pais nos deixam de boca aberta (salivando). O meu pai, Seu Ortiga, no alto dos seus 80 anos está com a mania (boa) de bebericar até 2 garrafas em uma tarde/noite. Onde vamos para, Zé ? Sua mãe está corretíssima, soneca depois do almoço com Malbec é ótimo pra rejuvenescimento.

    ResponderExcluir
  4. Cada dia me encanto mais com forma leve que Iracema tem direcionado a vida. Tim Tim!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, amiga Vanilda. Ela sempre nos surpreende positivamente. Obrigado pela participação aqui no blog.

      Excluir