segunda-feira, 16 de abril de 2018

4º Prêmio Profissionais da Música agita semana cultural

Gustavo, o idealizador, e Menescal, o homenageado do PPM deste ano
Brasília começa hoje uma semana que pode ser considerada a mais musical da história da cidade e de um valor significativo para a cultura brasileira. Começam as atividades da 4ª edição do Prêmio Profissionais da Música (PPM), com shows, palestras, painéis, pitching, sessão solene e premiação em 53 categorias do universo da produção musical, disputadas por quase mil concorrentes de todo o Brasil.

Se todos os estados brasileiros tivessem um prêmio como o PPM, 
nossa cultura musical seria uma das três maiores do mundo,  
sem nenhuma dúvida. Fico muito feliz em ser homenageado por este 
evento que, por suas características, é único no Brasil”.
(Roberto Menescal)

O PPM existe e chegou ao nível em que se encontra graças ao músico e produtor Gustavo Ribeiro de Vasconcellos. Além de idealizador, Gustavo assumiu de corpo e alma a premiação, transformando-a em uma das maiores realizações da produção musical brasileira. O evento, que começa hoje e vai até sexta-feira, será uma homenagem a Roberto Menescal, um dos fundadores da bossa-nova e personalidade no mundo da música ainda hoje aos 80 anos de idade.

Alfonsina, uruguaia no 4º PPM
Quatro atrações internacionais estão programadas para esta semana. Incluem palestra com o produtor norte-americano Allen Johnston e shows com a norte-americana Layla Khepri, a uruguaia Alfonsina e o sul-africano Mphuzi Chauque. Vários espaços da cidade serão ocupados, como o Cota Mil Iate Clube, a Câmara Legislativa do Distrito Federal e o Pier 21. Paralelamente, casas de tradição musical da cidade como o Bar Brahma, Galeria Mundo Vivo, Café Savana, O’Rilley e Eye Patch Panda.
A programação 2018 ganhou reforço na parte musical, buscando uma aproximação maior com o público. Além dos artistas da cidade e finalistas que se inscreveram (73 inscrições), outras participações vão ajudar a movimentar a cidade nesses seis dias.
O shopping Pier 21 abrigará a maior parte da programação do evento. Em uma praça democrática, a curadoria foi feita de modo a prestigiar o máximo de variedades e estilos, passando pela viola caipira, rock nacional, música erudita e outros.

A matogrossense Estela Ceregatti é atração em Brasília esta semana
Nas apresentações nacionais estão: Tarot (DF); Lupa (DF); Joana Bentes (ES), Natália Carreira (DF) e Adriah (DF), com o projeto Canta que nem Mulher; Chico Lobo (MG); Káthia Pinheiro (Toccata); Estrela Leminski e Téo Ruiz (PR); Craca e Danni Negra (SP), Noite Catarina com John Müeller e Sarau Afro-Açoriano (SC) e Estela Ceregatti (MT).
A grade de showcases do PPM 2018 se estenderá por casas noturnas de Brasília com a mostra Curto Circuito Independente e contará com Cesinha Rodrigues, Tex Quarteto, Ray Tito e os Calabares, Seu Preto e Dhi Ribeiro, todos do Distrito Federal. A única que virá de fora será Camila Cortez, responsável pelo tributo a Elis Regina, atração da noite Happy-Hour com Menescal, no Bar Brahma.

Um comentário:

  1. Oi Zeca! Lindo seu blog. Me sinto muito honrada de estar aqui dentro dele, na programação do PPM. Gratidão por todo carinho e por suas palavras que contribuem muito com a cultura brasileira!
    Admiração, Estela Ceregatti.

    ResponderExcluir